terça-feira, 11 de setembro de 2012

Sobrevivência no lixo


O Lixo e o Luxo do Sobrevivente.

Em situações de sobrevivência devemos ficar atentos com tudo a nossa volta. Não devemos desperdiçar nada que nos possa ser útil.
Nos dias de hoje são raros os locais onde o lixo humano ainda não chegou, seja por intermédio de aventureiros desleixados, pelas correntes dos mares e dos rios entre outros meios.
O fato é que o lixo da humanidade pode ser útil para sobreviventes. Fique atento aos objetos abandonados na natureza que possam ser úteis, como sacos plásticos, latas, cordas, arames, garrafas de plástico e tantos outros objetos.
Com um dia de passeio pelo cerrado no noroeste de Minas Gerais, veja alguns objetos que encontrei. Abaixo, um trapo de pano de algodão, que poderia ser útil para iniciar o fogo:

Na próxima foto há uma garrafa plástica, que pode ser útil tanto para armazenar água quanto para fervê-la. Por mais estranho que possa parecer, garrafas de plástico cheias d’água podem ser expostas perto do fogo para purificar a água:

Uma lata, que também poderia ser útil para ferver água ou cozinhar:

Um pedaço de câmara de pneu, útil para iniciar uma fogueira:

Um pedaço de arame, com 1001 utilidades:

Em uma situação de sobrevivência seja flexível e procure tirar proveito de tudo que lhe possa ser útil.
Espero que algum sobrevivente não precise deste lixo todo, que foi devidamente recolhido da natureza!       
GRUPO:04

 

Problemas ambientais causada pela poluição

Doenças Causadas pela Poluiçao:

Existe, na natureza, um equilíbrio biológico entre todos os seres vivos.
A poluição pode ser entendida como qualquer alteração do equilíbrio ecológico existente.
A poluição é essencialmente produzida pelo homem e está directamente relacionada com os processos de industrialização e a consequente urbanização da humanidade. Esses são os dois factores contemporâneos que podem explicar claramente os actuais índices de poluição.
O tempo foi passando, centenas e centenas de anos, até que no afã de prosseguir, melhorando as condições de vida do Ser Humano, o progresso trouxe consigo problemas que nos foram intoxicando aos poucos, lesando-nos lenta, constante e irreversivelmente.

  "Doenças Causadas pela Poluiçao:" 

GRUPO:04

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Contaminação do ambiente por chumbo

                  

         Bom...irei falar sobre metais pesados, mais especificamente sobre o CHUMBO

Exemplo de como o chumbo se parece.
imagem aleatória mostrando
um lago contaminado por chumbo.
   O chumbo é um velho e problemático conhecido nosso. Nas últimas décadas, vários países do mundo vem se esforçando para bani-lo de qualquer produto e processo industrial, a fim de eliminar os riscos de contaminação e acidentes ambientais. Ainda assim, ele continua sendo um dos principais componentes de muitas baterias usadas por aí.
     


     É usado em  baterias (também denominadas acumuladores de chumbo), soldas e como  protetor contra raios de X e radiação de reatores nucleares. O Chumbo é venenoso e uma exposição continuada pode resultar em uma doença crônica cumulativa chamada envenenamento de chumbo.

Pilhas que foram descartadas
O problema é que pela tendência tecnológica o uso de pilhas e baterias, feitas com esses metais pesados, só tende a aumentar. Os carros, motos e bicicletas elétricos são uma maravilha moderna, pois acabam com o problema da emissão de carbono dos motores a combustão, mas como nem tudo são flores, é preciso antecipar também o problema da geração de lixo decorrente das baterias usadas que serão descartadas. Imagine se toda a frota de automóveis com motores a combustão em circulação hoje no Brasil, de repente fosse substituída por veículos elétricos, cada um com uma bateria? E alguns modelos utilizam até mais do que uma só bateria. Onde elas seriam jogadas depois de esgotadas? Pelo menos, trocaremos um problemão, que é a emissão de carbono, por um probleminha, que são as baterias descartadas, afinal, elas podem ser recicladas. Por outro lado, se já é difícil descobrir o que fazer com as pilhas comuns, imagine baterias automotivas enormes, pesadas, e ainda por cima tóxicas?

A reciclagem de pilhas e baterias é mais um dos abacaxis do lixo tecnológico a serem descascados. Sim, abacaxis, porque se fossem bananas a serem descascadas, pelo menos metade do problema já estaria resolvido . Essas pilhas comuns e alcalinas (chamadas Le Clanché) podem ser descartadas no lixo comum segundo os fabricantes, porque seus teores de mercúrio são considerados seguros pela lei, mas teores seguros não são necessariamente teores nulos. Elas ainda apresentam traços mínimos que não podem ser ignorados, principalmente se tivermos uma grande quantidade delas juntas, como em um lixão, por exemplo. E ainda, aproveitando o gancho da indústria chinesa, devemos abrir o olho para as pilhas piratas! Essas são irregulares e não tem seus teores de metais pesados controlados, sendo normalmente muito acima do permitido. E atenção também para as pilhas-botão, as populares pilhas de relógio, que pesar de pequenas contém mercúrio como principal componente.
exemplo de acidente ambiental envolvendo chumbo
que aconteceu no Brasil mais informações acesse o link abaixo.
No Brasil existem pouquíssimas indústrias que processam pilhas e baterias usadas, porém já são muitos os programas de coleta voluntária em prefeituras, bancos, mercados e pontos de venda. Apesar de difícil e muito problemática, e ainda estar engatinhando, a reciclagem dos metais pesados dessas baterias promete ser um negócio da China! Só esperamos que a China tome mais cuidado e seja mais responsável  pela segurança ambiental de suas indústrias, e que casos como esse sirvam de alerta para todo o mundo, inclusive para nós aqui no Brasil.

Bom.....é só espero que tenha ajudado em alguma coisa !!!
quem quiser nesse link tem um acidente causado pelo chumbo.....acessem se quiserem :

falows õ/

Vitor Hugo G2

Problemas Ambientais causados pela poluição

Problemas Ambientais causados pela poluição



                   


É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas 
ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos 
mortos, cadáveres de animais). O lixo urbano é um dos
 maiores problemas ambientais da atualidade, pois os 
moldes de consumo adotados pela maioria das sociedades 
modernas provocam o aumento contínuo e exagerado na quantidade 
de lixo produzido.Menos de 5% do lixo urbano é reciclado.O lixo causa 
enchentes, entope bueiros e diminui a vazão de água. 
É um dos maiores problemas da sociedade moderna. 
Calcula-se que 30 % do lixo brasileiro fique espalhado 
pelas ruas nas grandes cidades.

Grupo 3 1f

Sobrevivencia do Lixo

                                           A Sobrevivencia Do Lixo



                

Cerca de 76% do lixo diário brasileiro, que chega a 70 milhões de quilos, são despejados em céu aberto. Somente 10% vai para lixões controlados, 9% vai para aterros sanitários e somente 2% é reciclado.
A queima de lixo que é bastante utilizada é também prejudicial, pois libera gases nocivos à atmosfera, empobrece o solo e desperdiça materiais recicláveis e de energia.
Há vários caminhos para acabar com o lixo de forma correta, a coleta seletiva é um importante e considerável caminho, pois facilita o processo de reciclagem e o processo de transformação do lixo orgânico em adubo e gás metano.


Grupo 3 1f

Contaminação Por Metais pesados


                 Contaminação Por Metais pesados

Esses metais são provenientes de atividades como a mineração, 
de indústrias de galvanoplastia, e do despejo de efluentes domésticos.
A principal fonte de contaminação das águas de rios é a indústria, 
com seus despejos de resíduos ricos em metais pesados.
Do ponto de vista químico, a grave conseqüência parece não ter solução, 
já que esses metais não podem ser destruídos e são altamente reativos. 
A cada dia se fazem mais presentes em nossas vidas, 
em aparelhos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos e seus componentes,
inclusive pilhas, baterias e produtos magnetizados. Mercúrio, chumbo, cádmio, 
manganês e níquel são alguns dos metais pesados presentes nesses aparelhos. 
O chumbo é usado na soldagem de computadores, e o mercúrio está no visor de celulares.
                       

                    Mercúrio: presente em visores de celulares.  



                                              Grupo 3 1F

sobrevivencia do lixo

Como há em praticamente todo o mundo aqui no Brasil  também não é diferente, a cada ano aumenta mais ainda o número de pessoas que utilizam do lixo seu trabalho e seu sustento, é muito grande o número de pessoas que sem qualquer tipo de trabalho acabam tendo que tirar todo o seu alimento dos lixões e aterros sanitários. O que acontece é que este tipo de problema vem acontecendo de geração em geração. Segundo uma reportagem do site G1.com as pessoas quando trabalham no lixo também levam consigo seus filhos para que então também ajudem a encontrar algum alimento no meio do lixo. Este problema está fazendo que todas as pessoas possam começar a refletir sobre a vida que têm, já que a maioria que trabalha no lixo em suas casas não possui conforto nenhum e muito menos algum tipo de lazer.
Quando se vive do trabalho no lixo são consumidos vários alimentos que muitas vezes estão estragados e com a data de validade vencida, o que faz com que o corpo das pessoas passe a não funcionar corretamente com ingestão de alimentos estragados.
Existem também no meio do lixo muitas crianças onde o acabam não indo para escola, que na verdade é o lugar que deveriam estar para então estarem tentando encontrar algum tipo de comida que ninguém queira para estarem se alimentando, além de retirar todos os objetos que possuem de lá como roupas e brinquedos. Na reportagem do site o mesmo fato ocorre com algumas crianças de menos de 4 anos, onde não conseguem nem se mover com tanta facilidade, sendo que uma criança começa a ter suas noções reais da vida somente com 6 anos de idade.

Existem várias entidades onde a principal função é ajudar essas pessoas que vivem do trabalho no lixo entregando a elas desde algum alimento sadio a coisas simples que todos possuem direito de ter como alguma roupa e brinquedos, você pode estar até contribuindo para que este tipo de problema venha a acontecer ainda com mais freqüência em nosso país, se essa doação em dinheiro ou até mesmo com roupa e produto comestíveis não perecíveis, ajude e colabore com este problema de cidadania 

1 f grupo 4

Problemas Ambientais Causados Pela Poluição


Efeitos Tóxicos e Irritações - Poluição do ar
As substâncias tóxicas contidas nos gases e fumaças que poluem as cidades não agem apenas sobre s a saúde das pessoas e dos animais que as habitam, mas sobre as plantas. Algumas dessas substâncias provocam clorose, uma espécie de doença dos vegetais que torna suas folhas amareladas. Outros causam necrose ou manchas escuras como se fossem queimaduras. Esses efeitos podem ser tão severos a ponto de provocar a morte dos vegetais ou, às vezes, até de grandes áreas de floresta, de acordo com a direção dos ventos predominantes que arrastam poluentes.No estado de SP grande parte de mata foi destruída por gases e matérias tóxicas provenientes das indústrias localizadas na cidade de Cubatão. A morte da vegetação, por sua vez provocou o deslizamento do solo em várias partes da serra, o que resultou em avalanches que soterraram vales e rios.
Efeitos da Poluição
O primeiro é sobre o próprio ar, na alteração de sua composição e na perda de sua transparência. A partir daí, danifica os materiais pela corrosão enfraquecimento a perda da coloração. As plantas sofrem o efeito em suas folhas. Nas cidades poluídas, as plantas vão-se definhando até morrer.
A ONU prevê, para cada habitante de uma cidade, pelo menos 12m2de área verde. São Paulo possui 1,5m2 . A saúde humana e animal, entretanto, é a maior vítima da poluição. A poluição pode ocasionar: a irritação dos olhos doenças crônicas do aparelho respiratório, insuficiência no transporte do oxigênio pela hemoglobina, perturbações nervosas e outros. Em casos de inversão térmica demorada foram registrados casos de morte na Inglaterra e Estados Unidos.
Os efeitos econômicos são representados pelos gastos dos Poderes Públicos e da População com remédios e pelos prejuízos à produtividade, ocasionados pela ausência ou mudanças de comportamento dos empregados. Os efeitos sociais são a irritabilidade e o mau humor, que dificulta o relacionamento entre as pessoas.
Poluição Prejudica o Desenvolvimento dos Pulmões
As crianças que cresceram na área mais poluída tinham uma probabilidade cinco vezes maior de ter pulmões com funcionamento prejudicado, de acordo com estudos. Isto faz com que aumente o risco de doenças pulmonares, ataque cardíaco e morte, disseram as autoras dessa pesquisa ao “New England Jornal of Medicine”. Segundo os cientistas, este foi o estudo mais longo já feito sobre o impacto da poluição do ar na saúde infantil.
Desenvolvimento Prejudicado
A equipe da escola de Medicina Keck, da universidade do Sul da Califórnia, descobriu que crianças expostas desde o nascimento ao ar poluído tinham desempenho pior em testes respiratórios. As doenças respiratórias como bronquite e rinite levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos.
Poluição Atmosférica
A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que três milhões de pessoas morrem anualmente devido aos efeitos da poluição atmosférica. Isto representa o triplo de pessoas que morrem em acidentes automobilísticos. Um estudo publicado na revista inglesa “The Lancet”, em 2000, concluiu que a poluição atmosférica na França, Áustria e Suíça, é responsável por mais de 40.000 mortes anuais, nesse três países. Cerca de metade dessas mortes deve-se à poluição causada pelas emissões dos veículos.Entre os poluentes atmosféricos estão o monóxido de carbono, ozônio, dióxido de carbono, óxido de nitrogênio e os particulados. Alguns destes poluentes surgem principalmente da queima de combustíveis fósseis, particularmente das usinas elétricas a carvão e automóveis. Os óxidos de nitrogênio podem levar a formação de nível de ozônio ao nível do solo.
Doenças causadas pela poluição da água
Amebíase ou desinteria amebiana, ascaradíase ou lombriga, ancilostomose, cólera, desinteria bacilar, esquistossomose, febre amarela, febre paratifóide, febre tifóide, hepatite A, malária, peste bubônica, poliomelite, salmonelose, teníase ou solitária. Todas essas doenças são causadas pela falta de saneamento básico.


1 f grupo 4 Caio , Victor
























Contaminação por metais pesados


Antes de falarmos acerca dos metais pesados, precisamos saber o que é poluição. A poluição é gerada quando se libera no meio ambiente, substâncias, elementos, radiações, vibrações ou ruídos que antes não existiam ali, causando a ruptura do equilíbrio dos ecossistemas existentes no local. A poluição pode, portanto, ser causada por diversos poluentes, sendo os metais pesados um dos mais tóxicos e perigosos. Os metais pesados podem ser enquadrados em uma classe de metais que possuem característica bioacumulativa, ou seja, são resíduos que se acumulam nos tecidos vivos ao longo da teia alimentar, já que os seres vivos não são capazes de excretá-los de forma eficaz. O caminho dos metais pesados dentro de uma cadeia alimentar apresenta uma rota crescente de acúmulo nos tecidos dos organismos. Sendo assim,o consumidor do topo da cadeia sempre apresentará um índice maior de um metal pesado que esteja contaminando um ecossistema, do que consumidor que o antecede, ou produtor. Alguns metais pesados, como cobalto, cobre, manganês, molibdênio, vanádio, estrôncio, e zinco são essenciais à vida e atuam como micro-nutrientes, em quantidades muito pequenas (na ordem de microgramas )
Porém, outros como o mercúrio, chumbo e cádmio não possuem nenhuma função aparente nos seres vivos e seu acumulo pode provocar graves doenças, como disfunções cardio vasculares, respiratórias e cerebrais, além de câncer. A poluição do meio ambiente por metais pesados se dá, principalmente, através dos resíduos industriais lançados sem tratamento no meio ambiente, por exemplo, através do despejo dos esgotos das indústrias de metais, de tintas e pigmentos e de galvano plastias. Quando a poluição por metais pesados atinge as águas, todo o ecossistema daquele local será contaminado, pois, através da água, os metais pesados poderão ser absorvidos pelas plantas, algas e microalgas que são as bases de quase todas as cadeias alimentares, podendo, inclusive, chegar ao homem.

1 f grupo 4  


Problemas ambientais (Poluição)

As substâncias tóxicas contidas nos gases e fumaças que poluem as cidades não agem apenas sobre s a saúde das pessoas e dos animais que as habitam, mas sobre as plantas. Algumas dessas substâncias provocam clorose, uma espécie de doença dos vegetais que torna suas folhas amareladas. Outros causam necrose ou manchas escuras como se fossem queimaduras. Esses efeitos podem ser tão severos a ponto de provocar a morte dos vegetais ou, às vezes, até de grandes áreas de floresta, de acordo com a direção dos ventos predominantes que arrastam poluentes.No estado de SP grande parte de mata foi destruída por gases e matérias tóxicas provenientes das indústrias localizadas na cidade de Cubatão. A morte da vegetação, por sua vez provocou o deslizamento do solo em várias partes da serra, o que resultou em avalanches que soterraram vales e rios. 
                                                            Efeitos da Poluição
O primeiro é sobre o próprio ar, na alteração de sua composição e na perda de sua transparência. A partir daí, danifica os materiais pela corrosão enfraquecimento a perda da coloração. As plantas sofrem o efeito em suas folhas. Nas cidades poluídas, as plantas vão-se definhando até morrer. 

                                 Poluição Prejudica o Desenvolvimento dos Pulmões
As crianças que cresceram na área mais poluída tinham uma probabilidade cinco vezes maior de ter pulmões com funcionamento prejudicado, de acordo com estudos. Isto faz com que aumente o risco de doenças pulmonares, ataque cardíaco e morte, disseram as autoras dessa pesquisa ao “New England Jornal of Medicine”. Segundo os cientistas, este foi o estudo mais longo já feito sobre o impacto da poluição do ar na saúde infantil.


1°A Grupo 2 .

A Vida nos lixões

Alimento, trabalho e moradia. É disso que pessoas de baixa renda saem à procura nos lixões das grandes cidades. Mas isso gera vários problemas, pois elas vivem precariamente. A situação se agrava quando o lixo residencial é jogado próximo ao hospitalar, o que é feito grande parte das vezes e cria um risco maior aos que vivem expostos aos detritos, podendo haver contaminação. Muitas vezes o lixo hospitalar contém agulhas e remédios vencidos que, se utilizados, poderão causar vários danos à saúde.

O lixo residencial também pode ser muito perigoso quando consumido, pois nele se encontram produtos em mau estado de conservação ou deteriorados, que podem levar à morte. Mas há também outro grave problema nos lixões das grandes cidades: são as crianças que, em vez de estudar, ficam nos lixões para ajudar suas famílias. E o número de pessoas que vive dos lixões só tende a crescer, pois há cada vez mais brasileiros passando necessidade.

Existem órgãos que tentam ajudar essas pessoas, retirando as crianças dos lixões, levando-as para a escola e doando alimentos às suas famílias. Mas, além disso, é preciso que haja conscientização de que esse é um problema realmente sério que precisa ser solucion
ado. 

1°A Grupo 2 .

Problemas ambientais Causados Pela poluição

                                                             POLUIÇÃO

A poluição é geralmente conseqüência da atividade humana. É causada pela introdução de substâncias (ou de condições), que normalmente não estão no ambiente ou que nele existem em pequenas quantidades.
Poluente é o detrito introduzido num ecossistema não adaptado a ele, ou que não suporta as quantidades que são nele introduzidas. Dois exemplos de poluentes: o gás carbônico (CO2) e fezes humanas.
O CO2 das fogueiras do homem primitivo não era poluente, já que era facilmente reciclado pelas plantas. O mesmo gás, hoje produzido em quantidades muito maiores, é poluente e contribui para o agravamento do conhecido "efeito-estufa". Fezes humanas que são jogadas em pequena quantidade numa lagoa podem não ser poluentes, por serem facilmente decompostas por microorganismos da água. Em quantidades maiores, excedem a capacidade de reciclagem da lagoa e causam a morte da maioria dos organismos; neste caso, são poluentes.

Cidades sufocadas

O fenômeno conhecido como inversão térmica, bastante freqüente em cidades como São Paulo, traz sérios problemas de saúde à população. Ele é assim explicado: normalmente, as camadas inferiores de ar sobre uma cidade são mais quentes de que as superiores e tendem a subir, carregando as poeiras em suspensão. Os ventos carregam os poluentes para longe da cidade grande. No entanto, em certas épocas do ano, há fatores que favorecem o fato de camadas inferiores ficarem mais frias que as superiores.
O ar frio, mais denso, não sobe; por isso, não há circulação vertical e a concentração de poluentes aumenta. Se houver além disso falta de ventos, um denso "manto" de poluentes se mantém sobre a cidade por vários dias.
Fábricas: Poluição no Meio Ambiente.

Poluição de água

O petróleo derramado nos mares prejudica a fotossíntese, por interferir na chegada de luz ao fitoplâncton. São assim afetadas as cadeias alimentares marinhas.
O acúmulo de certos detritos inertes, como poeiras e argilas, também interfere na transparência da água do mar, de rios e de lagoas e, portanto, compromete a realização da fotossíntese.
O despejo de esgoto no mar pode tornar as praias impróprias para o banho, transformando-as em fontes de contaminação por vírus e bactérias. Esgoto orgânico, doméstico ou industrial, lançado nas águas de rios ou lagoas, pode acabar "matando" o ecossistema.
A água quente usada em usinas atômicas, quando lançada nos rios ou nos mares, diminui a solubilidade do O2 na água; isso afeta os organismos sensíveis à diminuição do oxigênio.
O despejo de substâncias não-biodegradáveis, como detergentes, não sofre ataque dos decompositores e permanecem muito tempo nos ecossistemas. Formam montanhas de espuma em rios poluídos.
Sais de chumbo, de níquel, de cádmio, de zinco ou de mercúrio despejados pelas indústrias propagam-se pelas cadeias alimentares aquáticas, intoxicando os organismos e, eventualmente, o homem.


StefanyGabriela Eufrasio Florentino
Grupo 4

Sobrevivencia do lixo

                                                      Sobrevivencia do lixo
 

                                                  Pessoas que vivem do trabalho no meio do lixo
Como há em praticamente todo o mundo aqui no Brasil também não é diferente, a cada ano aumenta mais ainda o número de pessoas que utilizam do lixo seu trabalho e seu sustento, é muito grande o número de pessoas que sem qualquer tipo de trabalho acabam tendo que tirar todo o seu alimento dos lixões e aterros sanitários. O que acontece é que este tipo de problema vem acontecendo de geração em geração. Segundo uma reportagem do site G1.com as pessoas quando trabalham no lixo também levam consigo seus filhos para que então também ajudem a encontrar algum alimento no meio do lixo. Este problema está fazendo que todas as pessoas possam começar a refletir sobre a vida que têm, já que a maioria que trabalha no lixo em suas casas não possui conforto nenhum e muito menos algum tipo de lazer.
Quando se vive do trabalho no lixo são consumidos vários alimentos que muitas vezes estão estragados e com a data de validade vencida, o que faz com que o corpo das pessoas passe a não funcionar corretamente com ingestão de alimentos estragados.
Existem também no meio do lixo muitas crianças onde o acabam não indo para escola, que na verdade é o lugar que deveriam estar para então estarem tentando encontrar algum tipo de comida que ninguém queira para estarem se alimentando, além de retirar todos os objetos que possuem de lá como roupas e brinquedos. Na reportagem do site o mesmo fato ocorre com algumas crianças de menos de 4 anos, onde não conseguem nem se mover com tanta facilidade, sendo que uma criança começa a ter suas noções reais da vida somente com 6 anos de idade.
Existem várias entidades onde a principal função é ajudar essas pessoas que vivem do trabalho no lixo entregando a elas desde algum alimento sadio a coisas simples que todos possuem direito de ter como alguma roupa e brinquedos, você pode estar até contribuindo para que este tipo de problema venha a acontecer ainda com mais freqüência em nosso país, se essa doação em dinheiro ou até mesmo com roupa e produto comestíveis não perecíveis, ajude e colabore com este problema de cidadania.

Stefany Gabriela Eufrasio Florentino
Grupo 4

Como vive uma pessoa que sobrevive do lixo


Você já deve ter visto alguma pessoa que passam dia na rua pegando lixo para vender, e você também já teve ter se perguntado como esta pessoa vive, sempre suja muitas vezes não cheirando muito bem e durante todo o dia revirando lixo de casas para ver se encontra material reciclado para vender para cooperativas de lixo, e muitas vezes também procurando o que comer no meio do lixo de outras pessoas.
Mais diferente do que muitas pessoas esse trabalho é tão digno quanto ser um advogado, professor, essas pessoas sofrem muito preconceito e são cidadãos iguais a todos nos, elas apenas podem não ter tido oportunidade de estudar, ou por algum motivo não quiseram, mais trabalham dignamente.
A vida dessas pessoa que sobrevivem do lixo é muito sofrida, pois sem estudo e precisando alimentar uma família que muitas vezes é grande e com um numero obsurdo de crianças pequenas e de colo, bom pesquisando um pouco conseguimos algumas informações, assistindo alguns programas que tratam desde assunto e também conversando com algumas pessoas que fazem este tipo de tarefa no seu dia dia.
Independente do dia se estiver muito quente ou chovendo eles devem fazer sempre o meso caminho para conseguir material reciclado para vender e assim sustentar a família, geralmente é a família inteira que trabalha coletando material reciclado do lixo,sem esperança alguma, a renda mensal é de mais ou menos 300 reais, sempre conseguem a ajuda de pastorais de igrejas que fazem doação de cestas básicas que já é uma grande ajuda, muitas vezes eles moram próximo ao lixão da cidade, em barracos improvisados com sacos de lixo e pedaços de madeira tudo vindo do lixo.
G:3

pessoas que vivem do lixo\O lixao de  Gramacho

 
Considerado o maior aterro sanitário da América Latina, o Lixão de Gramacho é conhecido pelos seus diversos catadores e pelas histórias que ali eles vivem.
Histórias das Ruas foi até lá para conhecer um pouco dessa realidade e poder trazer para vocês alguns fatos que não apenas chocam mas incomodam até mesmo os mais desinteressados.
O Lixão se localiza no bairro do Jardim Gramacho, no município de Duque de Caxias. O local recebe mais de 7 mil toneladas de lixo por dia. O bairro possui 20 mil habitantes que vivem na miséria e mais de 50% da população tiram sua renda da reciclagem de lixo que catam no aterro.
<!--[endif]-->
As pessoas que vivem trabalhando com a reciclagem moram ao redor do aterro, em barracos de madeiras e papelão, em meio a muita lama e lixo, muito lixo.



G:6 1:D

As indústrias e os problemas ambientais



Segundo estabelece a Constituição Federal, “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
Os problemas ambientais causados pelas indústrias foram realidade no passado e ainda perduram no presente.
A poluição da água e dos solos, a chuva ácida e a inversão térmica são exemplos de interferências ambientais que podem ter origem no espaço urbano, especialmente em áreas de grande concentração industrial, e são agentes modeladores do espaço geográfico. Trataremos separadamente nas próximas postagens essas interferências para melhor entendimento.


G:3

domingo, 9 de setembro de 2012

Pessoas que vivem do trabalho no meio do lixo


Como há em praticamente todo o mundo aqui no Brasil também não é diferente, a cada ano aumenta mais ainda o número de pessoas que utilizam do lixo seu trabalho e seu sustento, é muito grande o número de pessoas que sem qualquer tipo de trabalho acabam tendo que tirar todo o seu alimento dos lixões e aterros sanitários. O que acontece é que este tipo de problema vem acontecendo de geração em geração. Este problema está fazendo que todas as pessoas possam começar a refletir sobre a vida que têm, já que a maioria que trabalha no lixo em suas casas não possui conforto nenhum e muito menos algum tipo de lazer.
Quando se vive do trabalho no lixo são consumidos vários alimentos que muitas vezes estão estragados e com a data de validade vencida, o que faz com que o corpo das pessoas passe a não funcionar corretamente com ingestão de alimentos estragados.
Existem também no meio do lixo muitas
crianças onde o acabam não indo para escola, que na verdade é o lugar que deveriam estar para então estarem tentando encontrar algum tipo de comida que ninguém queira para estarem se alimentando, além de retirar todos os objetos que possuem de lá como roupas e brinquedos. Na reportagem do site o mesmo fato ocorre com algumas crianças.
 
1:E - Irene Dias G3

Efeitos da Poluição

Um dos prolemas é no próprio ar, na alteração de sua composição e na perda de sua transparência. A partir daí, danifica os materiais pela corrosão enfraquecimento a perda da coloração. As plantas sofrem o efeito em suas folhas. Nas cidades poluídas, as plantas vão-se definhando até morrer.
A ONU prevê, para cada habitante de uma cidade, pelo menos 12m2 de área verde. São Paulo possui 1,5m2 . A saúde humana e animal, entretanto, é a maior vítima da poluição. A poluição pode ocasionar: a irritação dos olhos doenças crônicas do aparelho respiratório, insuficiência no transporte do oxigênio pela hemoglobina, perturbações nervosas e outros. Em casos de inversão térmica demorada foram registrados casos de morte na Inglaterra e Estados Unidos.
Os efeitos econômicos são representados pelos gastos dos Poderes Públicos e da População com remédios e pelos prejuízos à produtividade, ocasionados pela ausência ou mudanças de comportamento dos empregados. Os efeitos sociais são a irritabilidade e o mau humor, que dificulta o relacionamento entre as pessoas.
 
1:E -Irene Dias G3

Poluição ambiental por metais

O elevado desenvolvimento industrial ocorrido nas últimas décadas, tem sido um dos principais responsáveis pela contaminação de nossas águas e solos, seja pela negligência no seu tratamento antes de despejá-las nos rios ou por acidentes e descuidos cada vez mais freqüentes, que propiciam o lançamento de muitos poluentes nos ambientes aquáticos.

Dentre estes poluentes podemos citar os metais pesados, outro grande problema para a saúde humana. Metais pesados são elementos químicos metálicos, de peso atômico relativamente alto, que em concentrações elevadas são muito tóxicos á vida. As atividades industriais, têm introduzido metais pesados nas águas numa quantidade muito maior do que aquela que seria natural, causando grandes poluições. Para se ter uma idéia disso, basta lembrar que os metais pesados fazem parte dos despejos de grandes indústrias, em todos os países do mundo. A ação dos metais pesados na saúde humana é muito diversificada e profunda. Entre os mais perigosos estão o mercúrio, o cádmio (encontrado em baterias de celulares), cromo e o chumbo. Os metais pesados diferem de outros agentes tóxicos porque não são sintetizados nem destruídos pelo homem. A atividade industrial diminui significativamente a permanência desses metais nos minérios, bem como a produção de novos compostos, além de alterar a distribuição desses elementos no planeta.
1:E - Irene Dias G3

Sobrevivência que vem do lixo

O mundo mudou muito ao longo do século XX. A partir da Segunda Guerra Mundial, desenvolveu-se um amplo processo de globalização das relações, processos, estruturas de dominação e apropriação; antagonismo e integração. Todas as esferas da vida social, coletiva e individual, de certa forma, são alcançadas pelos problemas e dilemas de tal era.
O desemprego é um dos problemas mais sérios apresentado neste estudo, assolando de forma trágica principalmente aqueles que possuem baixa escolaridade, pouca ou nenhuma qualificação técnica: mulheres, negros, idosos e deficientes físicos, uma vez que são os mais afetados neste processo de restrição de oportunidades. A resposta encontrada por esses atores, por não terem condições de competir por vagas no mercado formal, é o subemprego, a ocupação precária do espaço urbano e o ‘inchaço’ da economia informal.

“Coletar lixo” é uma alternativa encontrada por alguns desses excluídos. Como não atingem a qualificação exigida pelo mercado, vêem nessa função uma estratégia de sobrevivência. Ainda sendo uma forma de trabalho vista como degradante pela sociedade, os “catadores de materiais recicláveis” fizeram do lixo uma forma de obter a renda para o próprio sustento.
O talento desses homens e mulheres para viver é inquestionável, mas ainda assim encontram dificuldades e discriminação social. Podemos notar ao caminhar nas ruas, o olhar da maior parte das pessoas em relação aos “catadores do lixo”, algo que perpassa de sentimentos humanitários a repulsa aos mesmos. A imagem do “catador do lixo” é provocadora por expor de forma pública a pobreza. São os marginalizados, restritos às encostas, circulando nos bairros comerciais e espaços centrais da cidade
Sendo assim, seria interessante destacar o papel do “catador” como disseminador de uma nova cultura e buscar analisar a sua própria consciência enquanto importante agente ambiental do meio social e um possível trabalhador que pode mudar a consciência de indivíduos alienados lutando pela autonomia de ser.

GRUPO(3)

Poluição do AR

Causas e consequências

A poluição gerada nos centros urbanos de hoje são resultado, principalmente, da queima dos combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lançado um alto nível de monóxido e dióxido de carbono na atmosfera terrestre. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que, alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Portanto, coloca-los de lado atualmente é extremamente complicado.
Este tipo de poluição tem provocado muitos problemas nas grandes cidades. A saúde das pessoas, por exemplo, é a mais afetada com a poluição atmosférica. Várias doenças respiratórias como a bronquite, rinite e asma levam milhares de adultos e crianças aos hospitais todos os anos.
O clima do planeta também é afetado pela poluição atmosférica. O fenômeno do efeito estufa está aumentando a temperatura no planeta Terra. Ele ocorre da seguinte forma: os gases poluentes formam uma camada de poluição na atmosfera, impedindo a dissipação do calor. Desta maneira, o calor fica concentrado nas camadas baixas da atmosfera, provocando mudanças no clima.
Diante das notícias negativas, o homem tem procurado encontrar medidas para solucionar estes problemas ambientais.
No Brasil, por exemplo, temos milhões de automóveis movidos a álcool, combustível renovável, não fóssil, que poluí pouco. Testes realizados com hidrogênio tem mostrado que num futuro bem próximo, os carros poderão usar um tipo de combustível que lança no ar apenas vapor de água.

GRUPO (3)

Problemas Ambientais Causados Pela Poluição (Ar)

A poluição é geralmente conseqüência da atividade humana. É causada pela introdução de substâncias (ou de condições), que normalmente não estão no ambiente ou que nele existem em pequenas quantidades.       Desde a metade do século XVIII, com o início da Revolução Industrial na Inglaterra, cresceu significativamente a poluição do ar. A queima do carvão mineral (fonte de energia para as máquinas da época) jogava na atmosfera das cidades industriais da Europa, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o homem teve que conviver com o ar poluído e com todas os danos advindos deste "progresso" tecnológico . A poluição vem de queima dos combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lançado um alto nível de monóxido e dióxido de carbono na atmosfera terrestre.                                         1° E    grupo: 6

Contaminação Com Metais Pesados


 
A industria galvânica gera um efluente contaminado que pode causar danos ao meio
ambiente quando descartado de forma inadequada. Na verdade, a água residual deve ser tratada, de
forma a adquirir um perfil físico-químico estabelecido por órgãos ambientai que dispõe sobre
padrões e condições para lançamento de efluentes líquidos gerados por fontes poluidoras. A grande
preocupação com relação a efluentes contaminados com metais pesados advém do fato que os
mesmos representam um perigo para a vida animal. A região do Cariri, no sul do Ceará, possui um
pólo industrial localizado no Triângulo Crajubar, o qual engloba as cidades de Crato, Juazeiro do
Norte e Barbalha, e, conseqüentemente, sofre com a degradação ambiental gerada por este setor.
Este estudo mostra o potencial de contaminação por metais pesados e cianeto proveniente da
industria de jóias folheadas no município de Juazeiro do Norte. Os resultados mostram que existe
uma grande quantidade de metais pesados na água residual gerada pela indústria de galvanoplastia
de Juazeiro do Norte, principalmente os metais Cobre e Zinco e menores quantidades observadas
para níquel e cádmio em função da formulação de cada solução eletrolítica que compõe o conjunto
de banhos do processo de galvanoplastia.

Grupo: 6
Desde a Segunda Guerra Mundial, a globalização, as novas tecnologias têm criado riqueza para alguns, e o desemprego tem aumentado para aqueles sem as habilidades necessárias para atender ao novo mercado. Para sobreviver, os excluídos criaram novas alternativas. Os “catadores do lixo” são um exemplo deste novo fenômeno.                                                                                                                   Tem muitas pessoas vivendo em situação de exclusão. Algumas maneira de sobreviver, mas também de fazer desenvolver destas são “catadores do lixo”, encontraram uma uma atividade que forneça benefícios importantes à sociedade: reciclagem de papel, papelão, plástico, vidro. Não sendo lançados no solo, nem nos rios, colaboram à preservação ambiental.                                                   1° E     grupo: 6


catadores do lixo



Desde a Segunda Guerra Mundial, a globalização, as novas tecnologias têm criado riqueza para alguns, e o desemprego tem aumentado para aqueles sem as habilidades necessárias para atender ao novo mercado. Para sobreviver, os excluídos criaram novas alternativas. Os “catadores do lixo” são um exemplo deste novo fenômeno. A cidade de Uberlândia, centro de negócios e importante referencial econômico do Estado de Minas Gerais, reconhecida nacionalmente, tem muitas pessoas vivendo em situação de exclusão. Algumas destas são “catadores do lixo”, encontraram uma maneira de sobreviver, mas também de fazer desenvolver uma atividade que forneça benefícios importantes à sociedade: reciclagem de papel, papelão, plástico, vidro. Não sendo lançados no solo, nem nos rios, colaboram à preservação ambiental. Seria interessante pesquisar se estas pessoas são conscientes de sua contribuição ao meio ambiente, e se seu exemplo incentiva a sociedade a separar os materiais recicláveis do lixo.


5 G

poluição ambientais



Por poluiçãoentende-se a introdução pelo homem, direta ou indiretamente de substâncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos na saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema ali presente.
Os agentes de poluição, normalmente designados porpoluentes, podem ser de natureza químicagenética, ou sob a forma de energia, como nos casos de luzcalor ou radiação.
Mesmo produtos relativamente benignos da actividade humana podem ser considerados poluentes, se eles precipitarem efeitos negativos posteriormente. Os NOx (óxidos de azoto) produzidos pela indústria, por exemplo, são frequentemente citados como poluidores, embora a própria substância libertada, por si só não seja prejudicial. São classificados como poluentes pois com a acção dos raios solares e a humildade da atmosfera, esses compostos dão origem a poluentes como o HNO3 ou osmog.

5 G

Problemas Ambientais no Planeta(poluição no meio ambiente)


Efeitos Tóxicos e Irritações - Poluição do ar
As substâncias tóxicas contidas nos gases e fumaças que poluem as cidades não agem apenas sobre s a saúde das pessoas e dos animais que as habitam, mas sobre as plantas. Algumas dessas substâncias provocam clorose, uma espécie de doença dos vegetais que torna suas folhas amareladas. Outros causam necrose ou manchas escuras como se fossem queimaduras. Esses efeitos podem ser tão severos a ponto de provocar a morte dos vegetais ou, às vezes, até de grandes áreas de floresta, de acordo com a direção dos ventos predominantes que arrastam poluentes.
Efeitos da Poluição
O primeiro é sobre o próprio ar, na alteração de sua composição e na perda de sua transparência. A partir daí, danifica os materiais pela corrosão enfraquecimento a perda da coloração. As plantas sofrem o efeito em suas folhas. Nas cidades poluídas, as plantas vão-se definhando até morrer.
A ONU prevê, para cada habitante de uma cidade, pelo menos 12m2de área verde. São Paulo possui 1,5m2 . A saúde humana e animal, entretanto, é a maior vítima da poluição. A poluição pode ocasionar: a irritação dos olhos doenças crônicas do aparelho respiratório, insuficiência no transporte do oxigênio pela hemoglobina, perturbações nervosas e outros. Em casos de inversão térmica demorada foram registrados casos de morte na Inglaterra e Estados Unidos.



Nome: Edmar
              Fabiane
              Katielly
             Renula
                   Wellington
            Yasmin

Grupo: 1


Sobrevivência que vem do lixo

O material coletado nas ruas e aterros ocupava um espaço imenso até ser prensado e revendido. Uma prensa era cara demais para seu bolso. Hábil em fazer da necessidade um motor para a criatividade, Jocemar misturou o que aprendeu na fábrica com o próprio instinto. 

Com a ajuda dos catadores da cooperativa da qual fazia parte, criou uma prensa de madeira para o lixo reciclável. Em pouco tempo, modernizou a ideia: fez a prensa de ferro, tão produtiva que ganhou até prêmio de inovação da Associação Brasileira da Indústria de PET. Logo vieram mais de 30 encomendas.

No entanto, Jocemar ainda via muita riqueza onde para muitos só há restos. Desenvolveu o redigestor, para aproveitar o gás liberado na decomposição do lixo orgânico, e uma nova prensa ainda mais eficiente. O inventor e os colegas tiram das ruas de São Paulo mais de 30 toneladas de material reciclável por mês.

Nome: Edmar
          Fabiane
          Katielly
          Renula
          Wellington
          Yasmin

Grupo: 1

Metais pesados(contaminação)


A atividade humana vem aumentando os níveis de metais pesados nos ecossistemas aquáticos naturais. Esses metais são provenientes de atividades como a mineração, de indústrias de galvanoplastia, e do despejo de efluentes domésticos.

A principal fonte de contaminação das águas de rios é a indústria, com seus despejos de resíduos ricos em metais pesados. Veja os procedimentos causadores da poluição:

As indústrias de tintas, de cloro, de plásticos PVC e as metalúrgicas, utilizam em seus processos metais pesados como o mercúrio e vários outros, esses metais são descartados nos cursos d’água após serem usados na linha de produção. Mas não é só de indústrias que provém esse tipo de contaminação, os incineradores de lixo urbano produzem fumaça rica em metais como mercúrio, cádmio e chumbo, que se volatiliza lançando metal pesado a longas distâncias.

Nome: Edmar
           Fabiane
           Katielly
           Renula
           Wellington
           Yasmin

Grupo: 1
CONTAMINAÇÃO DOS METAIS PESADOS


O preço que a civilização nos cobra é muito alto. Na busca desenfreada do conforto e do progresso, nos esquecemos de respeitar a natureza e produzimos um alto grau de contaminação ambiental.
Entre as substâncias tóxicas que contaminam nosso organismo estão os metais pesados, os grandes geradores dos radicais livres que vão causar as doenças. Mas até minerais necessários como o cálcio podem se tornar tóxicos em excesso. A biorressonância nos permite descobri-los em seu organismo… e a homeopatia nos permite eliminá-los. Aprenda a conhecê-los e saiba o mal que eles podem causar!
Alumínio - Dormências quando se fica na mesma posição ou se cruza as pernas; grande oleosidade no couro cabeludo e queda de cabelos; descalcificação dos ossos e dentes causando osteoporose; depósitos no cérebro, característicos do mal de Alzheimer - estes são sintomas da contaminação pelo alumínio.
Contaminação: panelas e utensílios de cozinha (proibidos na Europa), latas de refrigerantes e cervejas, comidas congeladas em quentinhas, antiácidos, desodorantes antitranspirantes, leites e sucos de frutas em caixas forradas com alumínio, assim como máquinas de hemodiálise.
Bário - provoca retardo mental nas crianças e perda de memória nos adultos, degeneração das artérias com tendência a derrames e aneurismas, enfraquecimento do fêmur e destruição óssea do maxilar.
Contaminação: venenos para ratos, pigmentos para pintura e cerâmica, certas águas minerais, refrigerantes e cervejas em lata e alguns contrastes radiológicos.
Boro - Salivação, náuseas, vômitos, insuficiência renal, ondas brilhantes diante da vista, encurvamento dos cílios para dentro, produção de leite sem estar amamentando, regras adiantada e corrimento em clara de ovo, psoríase nas unhas e outros sintomas podem ser produzidos por excesso de boro.
Contaminação: ácido bórico usado em inseticidas e em produtos farmacêuticos como a água boricada e polvilhos anti-sépticos.
Cádmio - Causa náuseas, vômitos e diarréia em pequenas proporções, mas a intoxicação crônica pode atacar os rins, levando à perda de proteína, cálculos renais e desmineralização óssea. A perda do olfato e o câncer de próstata são outros aspectos negativos do cádmio, que também provoca hipertensão, toxemia gravídica, redução das defesas imunológicas e dificuldade de aprendizado.
Contaminação: Frutos do mar (especialmente mariscos), cigarros, tintas, soldas, plásticos, etc.
Cálcio - Embora indispensável ao organismo, o consumo excessivo de remédios contendo cálcio causa suores ácidos na cabeça, assaduras, brotoejas, obesidade concentrada no abdome, costas e braços, tártaro e cálculos renais, assim como ansiedade e medo do futuro.
Contaminação: medicamentos à base de cálcio para pediatria, geriatria e osteoporose, como o cálcio de ostras.
Chumbo - Ataca o sistema nervoso, produzindo mania de perseguição e crueldade, tumores cerebrais, câncer de mama, convulsões, alucinações, paralisias e impotência, sem falar nas fortes dores de estômago e cólicas menstruais e intestinais, tornando as fezes finas por contração do ânus.
Contaminação: Produtos para escurecer cabelos, gasolina com chumbo, casas com canos antigos, latas de refrigerantes e cervejas e pigmentos para pintura.
Cobre - Causa asma, cãibras, epilepsia, espasmos, psoríase, hipertensão, deficiência imunológica, esquizofrenia e a doença de Wilson, que se caracteriza por degeneração do fígado e do cérebro.
Contaminação: Piscinas (filtros à base de cobre e colocação nas mesmas de sulfato de cobre e algicidas), assim como canalizações para água quente.
Enxofre - Embora seja o elemento mais encontrado nos cabelos, unhas e pele, a intoxicação pelo enxofre causa dores na coluna e crises de ciática, aliviadas ao deitar-se de lado com as pernas encolhidas. Também causa grande calor nos pés, levando as pessoas a dormir com os mesmos descobertos. Herpes de repetição, perda da memória para nomes próprios, irritabilidade, desatenção com a aparência, falta de asseio, enurese noturna, medo de se afogar e aversão ao banho são outros sintomas da intoxicação pelo enxofre.
Contaminação: sulfas, conservantes de sucos de frutas, polvilhos anti-sépticos, cremes e sabonetes antiacne, uvas e derivados (sucos e vinhos) etc.
Ferro - Outro elemento indispensável ao organismo que não pode ultrapassar certos valores no sangue, como a ferritina (máximo 80). A administração de sulfato ferroso, comum no Brasil, é condenada pela OMS. Além de causar depósitos no fígado, o excesso de ferro facilita a entrada no organismo dos bacilos da tuberculose e da lepra, assim como dos vírus da malária, do dengue e da febre amarela. Grande ativador de radicais livres, o ferro descalcifica os ossos, causando osteoporose, cálculos renais e infartos. Além disso, a maior parte das anemias hoje encontradas não se deve à falta de ferro.
Contaminação: medicamentos contra anemia, encanamentos enferrujados, panelas de ferro, etc.
Flúor - Causa indiferença com os entes queridos, depressão por eliminar o lítio do organismo, incapacidade de assumir responsabilidades, queda de cabelo crônica, fístulas, varizes, hemorróidas, flebites, estrias, flacidez, celulite, dificuldade de cicatrização, catarata e outros problemas de saúde.
Contaminação: dentifrícios, bochechos e aplicações diretas pelos dentistas. A fluoretação da água vem sendo abandonada por vários países devido aos efeitos tóxicos deste elemento.
Fósforo - Osteoporose por perda de cálcio e magnésio, aterosclerose (obstrução arterial), perda dos dentes e psicose maníaco-depressiva, catarata, degeneração gordurosa do fígado, predisposição a hepatite e a hemorragias são alguns dos muitos sintomas produzidos pela intoxicação por fósforo.
Contaminação: agrotóxicos e inseticidas organofosforados.
Iodo - Grande ansiedade, com súbitos impulsos a correr, à violência e até ao suicídio, são alguns sintomas mentais do excesso de iodo no organismo. Acne, cistos sebáceos, miomas e nódulos na tiróide (tiroidite de Hashimoto) são sintomas físicos desse excesso, hoje muito comuns.
Contaminação: Sal de cozinha (ao qual é adicionado iodo, obrigatoriamente, por lei de quase 50 anos atrás), xaropes de iodeto de potássio e produtos de uso local.
Magnésio - Em excesso provoca distensão abdominal por gases, intensas dores nevrálgicas, queda de pressão, espasmos musculares, fadiga, sonolência e perda de reflexos.
Contaminação: Consumo excessivo de antiácidos, laxantes, talcos para pés, etc.
Manganês - Psicose e sintomas neurológicos como perda da expressão facial, ausência do ato de piscar, gagueira e insônia, assim como dificuldade para caminhar e falta de comando motor nas pernas, tremores nas mãos, rigidez dos membros e outros sintomas similares à doença de Parkinson: estes são alguns dos sintomas da intoxicação por manganês.
Contaminação: permanganato de potássio, fogos de artifício, cervejas em lata.
Mercúrio - A intoxicação gradativa pelo mercúrio afeta em primeiro lugar o cérebro, causando perturbações emocionais e psicológicas, acompanhadas de grande irritabilidade, falta de concentração, timidez, indecisão, cansaço e sonolência. Também é a principal causa de colites, diverticulites e lesões renais.
Contaminação: desodorantes contendo calomelano, peixes e crustáceos de rios e do mar, tintas, poliuretanos, termômetros quebrados, garimpos de ouro, etc.
Níquel - A alergia a brincos e pulseiras de bijuteria é um dos sintomas de contaminação pelo níquel, mas seu maior perigo é o câncer do pulmão e dos seios da face.
Contaminação: latas de conservas douradas, bijuterias, objetos de adorno e até pelas cordas de instrumentos musicais como o violão.
Prata - O contato persistente com a prata causa manchas cinzentas na pele do rosto, grande ansiedade, medo de altura, incapacidade de ficar parado, tendência a fazer tudo depressa e a acelerar os outros, sensação de cabeça ôca, sonhos com cobras, abismos e insetos voadores.
Contaminação: jóias de prata e produtos fotográficos.
Selênio - Tristeza e melancolia, dores de cabeça agravadas pelos perfumes, cheiros fortes ou chá, impotência e ejaculação precoce, irritação dos olhos e inflamação das pálpebras, persistente cheiro de alho na boca, irritabilidade e fadiga excessivas são todos sintomas de intoxicação pelo selênio, que atualmente é receitado abusivamente. Nas gestantes, o excesso desse metal pode provocar aborto e deformações fetais.
Contaminação: xampus anticaspa e medicamentos antioxidantes.
Zinco - Perda da concentração e memória, repetitividade de gestos e pensamentos (balançar o pé ou a perna, enrolar a ponta do cabelo, roer unha, perguntar a mesma coisa, cantarolar o dia todo a mesma música) são características de excesso de zinco, também causa inquietação nas pernas à noite e má circulação, assim como sérias dificuldades de aprendizado escolar.
Contaminação: cremes, pomadas, talcos, xampus e até colírios contendo zinco, assim como alguns medicamentos antiestresse, antioxidantes e cálcio de ostras para osteoporose.


G4