segunda-feira, 4 de junho de 2012

Entenda como o plástico prejudica o meio ambiente

Elimine a gordura localizada fazendo exercícios em casa
Vocês sabiam que as sacolas plásticas que agente usa para embalar nossas compras nos supermercados surgiram a partir dos anos 1950, com a explosão dos hábitos de consumo? Atualmente, se calcula que a produção mundial fique em torno de um trilhão de sacolas por ano. A estimativa no Brasil é de 12 a 18 bilhões de unidades produzidas anualmente. Fique por dentro dos pós e os contras, das propostas para deter a invasão das sacolas comuns nas versões degradáveis e biodegradáveis. O grande problema desses números é a característica praticamente inerente dos plásticos-filmes, a descartabilidade. 80% das embalagens são utilizadas apenas uma vez, indo parar em lixões e aterros sanitários. Quando são descartadas de maneira incorreta, provocam a puluição dos lençóis freáticos e do solo. Por serem leves as sacolas voam facilmente, entupindo bueiros e esgotos. Muitas vezes as baleias, os golfinhos e as tartarugas engolem as sacolas, confundindo com alimento, e sofrem intoxicação e morte. Veja os tipos de sacolas que existem:
- Plástico comum – A composição leva polietileno, material derivado do petróleo – 100 anos para se decompor.
- Degradável – A composição final tem água, dióxido de carbono e biomassa – 18 meses para de decompor.
- Biodegradável – A composição básica é amido de milho, batatas, mandiocas ou cana-de-açúcar. Embalagens e papel, papelão e madeira estão incluídas nessa categoria. A decomposição ocorre em contato  com a água e com micro-organismos presentes no solo.
A melhor alternativa é a sacola permanente, ou retornável que é feita de lona ou plástico mais durável, pode ser usada diversas vezes. É seguramente, a melhor de todas as opções.  
tauana grupo 1

2 comentários:

  1. O post é bem interessante, define os tipos de sacolas, diz o que acontece com os animais que consomem esse tipo de plastico por engano, etc.
    Mas tambem poderia ter falado sobre as pessoas que defendem a proibição a consolidação da consciência ambiental da população e tambem das pessoas que discordam da medida, como a indústria de materiais plásticos.

    G5 1°e

    ResponderExcluir
  2. o post é meio grande,mais informativo com numeros e estimativas.
    1ºe

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem aos alunos que trabalham neste blog...