segunda-feira, 4 de junho de 2012

A Proibiçã do Uso Das Sacolinhas Plásticas

A PROIBIÇÃO DO USO DAS SACOLINHAS PLÁSTICAS 

As sacolinhas plásticas usadas para carregar as compras nos supermercados das cidades de Itapecerica, Embu das Artes e Taboão da Serra, além de toda São Paulo estão com os dias contados. A partir de quarta-feira, dia 25 de janeiro, as embalagens começam a ser vendidas.
A medida divide e provoca muita discussão entre as pessoas que estão acostumadas a utilizar a sacola para outras coisas, além das compras, como sacos de lixo, por exemplo, e tem como objetivo proteger a natureza uma vez que as sacolas demoram 300 anos para se decompor.
O lembrete da proibição está espalhado por todos os supermercados. Os consumidores têm agora as opções de levarem as compras em caixas de papelão (distribuídas gratuitamente pelos comércios), mochilas, sacolas retornáveis, que variam de acordo com o peso, ou trazidas da própria casa.
Para Alexandra Silveira e Silvana Graniero a iniciativa é ótima devido à necessidade de preservação ao meio ambiente. “Acabo usando a sacolinha de plástico como saco de lixo, mas já tenho a consciência da importância de preservar o meio ambiente. Mas, já sei quais procedimentos tomar. Infelizmente a lei só será respeitada, se afetar o bolso mesmo”, comentou Alexandra. “Ajuda também na redução de custos”, completou Silvana.
As principais reclamações, por causa da mudança, são das pessoas que vão aos supermercados de ônibus ou de motocicletas, que não conseguem carregar as compras nas mãos, ou em caixas de papelão. A sacola retornável trazida de suas casas, também ficam fora de cogitação, afirmam elas.
“A lei pode ser favorável para quem tem carro, agora quem anda de moto, bicicleta ou de ônibus e quiser fazer compras está com um grande problema, porque não consegue carregar as compras sozinho”, reclamou João Carlos de 24 anos.
O acordo que proíbe a distribuição gratuita de sacolas plásticas foi sancionado em maio do ano passado e entra em vigor na próxima quarta prevê que 1.300 mercados de toda São Paulo entrem na campanha.
A gerente da rede de lojas, Extra, de Taboão, que não quis se identificar, afirmou a reportagem do Jornal na Net que o supermercado já está sinalizando as mudanças e proibições. “As sacolas são vendidas e disponibilizamos gratuitamente caixas de papelão”, frisou.

ALUNOS :    BIANCA MANSO       N º 03
                      CAMILA PEREIRA    N º 06
                      FABRICIO MOLINA  N º10
                      ITALO OLIVEIRA      N º21
                     LUANA MASSCATTO N º29
                     MIKAELA KELLY        N º38
                    TAINARA BORGES       N º41




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem aos alunos que trabalham neste blog...