sexta-feira, 25 de maio de 2012

5R’s da Sustentabilidade do ISC

1.      Refletir – antes de comprar ou pedir alguma coisa, deveríamos refletir se realmente precisamos dele. O consumo excessivo e o consumismo lideram as causas da degradação ambiental e social.
2.     Recusar – recusar materiais desnecessários que não sejam biodegradáveis, como sacolas e copos de plásticos.
3.     Reutilizar – pensar sobre as coisas que você pode reutilizar: envelopes velhos, jornais, sacolas plásticas, etc. Doar ou vender objetos pessoais como vestuário, móveis e brinquedos. A reutilização de itens reduz o número de coisas novas que você precisa comprar e, portanto, reduz a quantidade de resíduos que se produz.
4.     Reduzir – reduzir o lixo e o consumo de energia.
5.     Reciclar - reciclagem envolve a transformação de materiais usados, indesejados em novos produtos para evitar o desperdício de materiais potencialmente úteis.   Apesar das estratégias utilizadas para reciclagem não serem o caminho ideal para a sustentabilidade e a redução das emissões de CO2, elas fazem sentido no que diz respeito à conservação dos recursos naturais escassos.  
Pense nisso: quanto mais refletimos e recusamos , menos precisaremos reutilizar, reduzir e reciclar. Sustentabilidade não deveria limitar-se aos 5 R’s, mas deveria adaptar-se constantemente ao nosso ambiente em constante mudança. Isto exige que sejamos criativos e busquemos explorar vários caminhos sustentáveis para encontrar os que nos permitam viver sem prejudicar o nosso futuro.
Grupo:3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem aos alunos que trabalham neste blog...