segunda-feira, 28 de maio de 2012

Reciclagem - Que Metais Podemos Reciclar

Que metal é possível reciclar?

Os metais são materiais de elevada durabilidade, resistência mecânica e facilidade de conformação, sendo muito utilizados em equipamentos, estruturas e embalagens em geral.
Existem duas classificações quanto à composição do metal: os ferrosos (compostos basicamente de ferro e aço) e os não ferrosos (destacando o alumínio, o cobre, bronze, cromo e estanho).
A grande vantagem da reciclagem de metais é evitar as despesas da fase de redução do minério a metal. Essa fase envolve um alto consumo de energia, e requer transporte de grandes volumes de minério e instalações caras, destinadas à produção em grande escala.
Os metais são 100% recicláveis, por exemplo, para fabricação de uma tonelada de alumínio são necessárias 5 toneladas de bauxita. A reciclagem de uma tonelada de sucata de alumínio economiza 5 toneladas de bauxita, um recurso natural não-renovável. Na reciclagem do alumínio, a economia de energia é de 95% em relação ao processo primário.
O aço é a embalagem mais ecológica que existe. Além de ser é 100% reciclável, é separado de outros materiais através de um processo magnético (imãs) e consome menos água e energia para ser produzido do que qualquer outra embalagem. Cada tonelada de aço reciclado representa uma economia de 1.140 kg de minério de ferro, 154 kg de carvão e 18 kg de cal.
O que é possível reciclar?
• Metais recicláveis: Tampas; Ferragens; Latas de Aço (óleo, leite em pó, molhos); Latas de Alumínio; Canos e Tubos; Fios; Pregos e Parafusos; Panelas (sem cabo); Embalagens Descartáveis.
• Metais não-recicláveis: Clips; Grampos; Esponja de Aço; Pilhas; Latas Contaminadas com resíduos químicos (tinta, verniz, inseticidas).               1A ,  Grupo 2

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem aos alunos que trabalham neste blog...