quarta-feira, 23 de maio de 2012

criação de sociedades sustentáveis

Prefeitura de Bogotá/Divulgação / O sistema de transporte de Bogotá, capital da Colômbia, é exemplo de reestruturação em busca da sustentabilidade urbana.
Em 2008, pela primeira vez na história, o número de pessoas vivendo em cidades superou o número de pessoas que vivem no campo. E, de acordo com o Programa de Cidades do Pacto Global da ONU, são as cidades que têm o maior potencial de influência na criação de sociedades sustentáveis. Entretanto, a construção ou reestruturação destes espaços são um desafio e parecem tomar direções opostas ao da sustentabilidade.

Mas o que é uma cidade sustentável? Pode-se dizer que são aquelas que atingem um equilíbrio de forma sistêmica nos âmbitos social, econômico, político e ambiental. Segundo a Rede de Cidades Sustentáveis, uma cidade sustentável se caracteriza por boas ações nas áreas de governança, consumo sustentável, ação local para saúde, melhor mobilidade e menos tráfego, economia dinâmica e sustentável, educação para sustentabilidade, cultura para sustentabilidade, planejamento e desenho urbano, gestão local para sustentabilidade, equidade, justiça social e cultura de paz, e bens naturais comuns.
Nesse sentido, um exemplo de superação vem de um país latino-americano. A metrópole Bogotá, capital da Colômbia, vem apresentando mudanças significativase resultantes de uma rede de ações bem estruturadas, desenvolvidas de forma integrada pelo poder público, privado e a sociedade civil.
A título de exemplo, para combater a violência, o orçamento para segurança pública dobrou, foram fixadas metas jurídicas claras de combate ao crime, com punições severas para a corrupção na polícia. E a partir de 1998, a reforma de Bogotá se intensificou: Um milhão de metros quadrados foram disponibilizados para novas praças e áreas de lazer. A prefeitura também investiu consideravelmente em transportes coletivos eficientes, implantando o “Transmilênio”, um sistema de corredores de ônibus capaz de diminuir o trânsito e reduzir a emissão de poluentes. As calçadas foram ampliadas e atualmente a cidade conta com mais de 330 quilômetros de ciclovias, uma das mais extensas do mundo.
G - 6
nome:eric n°8 numeros do grupo:14,18,13,46,44
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem aos alunos que trabalham neste blog...