quarta-feira, 30 de maio de 2012

Rio+20 (eco 92)

                                             RIO + 20
O interessante relatório "Keeping track of our changing Environment: From Rio to Rio +20" mostra o que mudou nesses 20 anos após a Eco-92, quando foram estabelecidos os princípios para o desenvolvimento sustentável.


O crescimento econômico passou a refletir aspectos ligados ao consumo de recursos naturais e a destinação dos resíduos gerados. Dos primeiros computadores pessoais aos atuais tablets, o relatório mostra o que mudou em termos de avanço de tecnologia, crescimento da população, produção de alimentos, diminuição da biodiversidade e o como tudo isso vem afetando o meio ambiente. Confirma a necessidade de melhoria da coleta e monitoramento dos dados ambientais a fim de fornecer informações confiáveis ​​e relevantes para tomada de decisão ligada a políticas públicas e soluções de flexibilidade, cooperação e inovação. 

A Rio+20 é uma oportunidade de envolvimento e compromisso para que o jargão “desenvolvimento sustentável” não seja apenas um jargão.                          GRUPO:04                                                      

Paraenses vão ter fórum para propostas para Rio+20

Discutir as questões socioambientais é dever de todos. O assunto, por sinal, tem sido recebido cada vez com mais interesse pelos cidadãos, pelo setor empresarial e pelo poder público. Nesse contexto, a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável vai reunir Chefes de Estado no Rio de Janeiro, no próximo mês de junho. Mas para garantir que a reunião não seja fechada e restrita a eles, a sociedade civil está se organizando para também ter voz no evento. A Rede Brasil Amazônia de Comunicação através do Diário do Pará e da RBA TV também se mobilizaram para assegurar participação da sociedade paraense na Conferência.

O grupo irá promover nos dias 11 e 12 de junho um seminário que discutirá os temas da Rio+20, pela visão e anseios dos paraenses, o Fórum Pará + Rio + 20. Serão dois dias de debates entre jornalistas, sociólogos, cientistas, representantes das classes empresariais - em especial, as empresas de mineração, como a Vale - representantes dos órgãos governamentais, do Poder Executivo, do Poder Judiciário e da sociedade civil.

Serão quatro eixos principais de discussão: a educação e ciência para um futuro sustentável da Amazônia; a conservação da biodiversidade; a importância da água para o desenvolvimento sustentável e uma política pública voltada à sustentabilidade

tauana grupo 1

Energia renovável

                                         Energia renovável           
A energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, que são recursos renováveis (naturalmente reabastecidos). Em 2008, cerca de 19% do consumo mundial de energia veio de fontes renováveis, com 13% provenientes da tradicional biomassa, que é usada principalmente para aquecimento, e 3,2% a partir da hidroeletricidade.Novas energias renováveis (pequenas hidrelétricas, biomassa, eólica, solar, geotérmica e biocombustíveis) representaram outros 2,7% e este percentual está crescendo muito rapidamente.A percentagem das energias renováveis na geração de eletricidade é de cerca de 18%, com 15% da eletricidade global vindo de hidrelétricas e 3% de novas energias renováveis.
A energia do Sol é convertida de várias formas para formatos conhecidos, como a biomassa (fotossíntese), a energia hidráulica (evaporação), a eólica (ventos) e a fotovoltaica, que contêm imensa quantidade de energia, e que são capazes de se regenerar por meios naturais.GRUPO:04

Sustentabilidade

                                   Sustentabilidade                                                                      Os projetos de sustentabilidade ambiental visam à satisfação das necessidades da geração presente sem comprometer a capacidade das futuras, enquanto preservando a característica custo-benefício às empresas e empreendimentos.
Sustentabilidade é de fato um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade de aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana que, preservam a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo em sua manutenção. Estes projetos de sustentabilidade ambiental são um meio de configurar as atividades humanas, de tal forma que a sociedade e as suas economias possam satisfazer as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente.
Um empreendimento sustentável deve obedecer a quatro requisitos básicos de projetos de sustentabilidade ambiental:
Sustentabilidade
Para uma melhor compreensão sobre projetos de sustentabilidade ambiental é necessário distinguir eficiência ambiental e sustentabilidade                                                                                                                                    Grupo:04                        

Proibição de uso de sacolinhas plástica

Você é a favor ou contra a proibição das Sacolas Plásticas?
  1. Muitos países já proibiram o uso dos sacos plásticos, e há lugares em que você pode ser multado ou até preso! Talvez proibir o uso seja a única maneira de acabar com este inimigo da natureza, já que poucas pessoas têm consciência dos problemas ambientais que estes sacos plásticos geram.
  2. Para quem é a favor da proibição, temos duas soluções: investir na produção de sacolas biodegradáveis ou incentivar os consumidores a levarem suas sacolas de pano de casa…
  3. É claro, que se todo mundo saísse de casa com sua sacola de pano seria muito mais viável. O meio ambiente agradece! Mas vamos ser realistas… no mundo atual, onde poucas pessoas ligam pra isso, é preciso ter sacolas biodegradáveis pra atender a demanda, principalmente de supermercados.
  4. E com o aumento da procura, as sacolas biodegradáveis tendem a baratear, e ter valores semelhantes às das sacolas plásticas comuns que usamos.
  5. GRUPO:04

terça-feira, 29 de maio de 2012

Biogás


usina de biogás
Usina de biogás na Alemanha
Definição
Biogás é um biocombustível, pois é considerado uma fonte de energia renovável. É produzido a partir de uma mistura gasosa de dióxido de carbono com gás metano. A produção do biogás pode ocorrer naturalmente por meio da ação de bactérias em materiais orgânicos (lixo doméstico orgânico, resíduos industriais de origem vegetal, esterco de animal).
O biogás também pode ser produzido de forma artificial. Para tanto, utiliza-se um equipamento chamado biodigestor anaeróbico. Este equipamento é uma espécie de reator químico que produz reações químicas de origem biológica.
O biogás pode ser usado em substituição à gases de origem mineral como, por exemplo, o GLP (conhecido popularmente como gás de cozinha) e o gás natural.
O biogás pode também ser utilizado para a produção de energia elétrica. Para tanto, é necessário a utilização de geradores elétricos específicos.

nome:rosana,aline,thainná,guilherme,amanda,jonathan G1 serie:1°f  

FONTE DE ENERGIA RENOVAVEL

A energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, que são recursos renováveis (naturalmente reabastecidos).Energia renovável é aquela originária de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração (renovação), ou seja, não se esgotam.Como exemplos de energia renovável, podemos citar: energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica (dos rios), biomassa geotérmica (calor interno da Terra) e mareomotriz Ao contrário dos combustíveis não-renováveis (como os de origem fóssil, por exemplo), as fontes de energias renováveis, no geral, causam um pequeno impacto (poluição, desmatamento) ao meio ambiente. Portanto, são excelentes alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global.

Igor Henrique                 Serie: 1°F                 GRUPO G3

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Reciclagem de lâmpadas


As lâmpadas fluorescentes contêm pequenas quantidades do elemento mercúrio (Hg), substância altamente tóxica. No Brasil são consumidas cerca de 100 milhões de lâmpadas fluorescentes por ano. Desse total, 94% são descartadas em aterros sanitários, sem nenhum tipo de tratamento, contaminando o solo e a água com metal pesado. 
Para minimizar o impacto ambiental, estudos desenvolveram um sistema que recupera os componentes presentes nas lâmpadas, reaproveitando mais de 98% da matéria-prima utilizada na fabricação. 
Processo de reciclagem
Por meio de um sistema de vácuo associado a altas temperaturas, o equipamento separa o mercúrio, metal tóxico com alto risco de contaminação, de outros elementos, como cobre, pó fosfórico, vidro e alumínio, possibilitando a reciclagem desses materiais pela indústria. 
Como as lâmpadas fluorescentes contaminam as águas subterrâneas?
Lâmpadas fluorescentes são jogadas no lixo e se juntam a milhares de outras nos aterros sanitários. O Mercúrio que estava dentro da lâmpada é liberado no solo quando ela se quebra, este metal atinge então o lençol freático com a ajuda do chorume, o líquido liberado pela decomposição do lixo orgânico. Esse acontecimento prejudica o meio ambiente por contaminar rios, lavouras, animais, e por fim os homens. A intoxicação grave por mercúrio pode causar problemas respiratórios, neurológicos, gastrintestinais e até matar. 
Na Alemanha e nos Estados Unidos é proibido jogar lâmpadas fluorescentes no lixo comum. Os equipamentos são coletados à parte e reciclados. Infelizmente no Brasil há pouquíssimas 
empresas que realizam a reciclagem dessas lâmpadas, e elas atendem principalmente indústrias.


1ºA - G1

Importância e vantagens da reciclagem

A partir da década de 1970, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvido . Atualmente, muitos governos e ONGs  estão cobrando das empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
O processo de reciclagem, além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
Outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa alternativa nos centros urbanos do Brasil.
grupo:04

Energia renovável

Energia renovável é aquela originária de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração (renovação), ou seja, não se esgotam.

Como exemplos de energia renovável, podemos citar: energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica (dos rios), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor interno da Terra) e mareomotriz (das ondas de mares e oceanos).

ENERGIAS RENOVÁVEIS :
Energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltáicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.
A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba.
                                               
grupo:3

Reciclagem - Que Metais Podemos Reciclar

Que metal é possível reciclar?

Os metais são materiais de elevada durabilidade, resistência mecânica e facilidade de conformação, sendo muito utilizados em equipamentos, estruturas e embalagens em geral.
Existem duas classificações quanto à composição do metal: os ferrosos (compostos basicamente de ferro e aço) e os não ferrosos (destacando o alumínio, o cobre, bronze, cromo e estanho).
A grande vantagem da reciclagem de metais é evitar as despesas da fase de redução do minério a metal. Essa fase envolve um alto consumo de energia, e requer transporte de grandes volumes de minério e instalações caras, destinadas à produção em grande escala.
Os metais são 100% recicláveis, por exemplo, para fabricação de uma tonelada de alumínio são necessárias 5 toneladas de bauxita. A reciclagem de uma tonelada de sucata de alumínio economiza 5 toneladas de bauxita, um recurso natural não-renovável. Na reciclagem do alumínio, a economia de energia é de 95% em relação ao processo primário.
O aço é a embalagem mais ecológica que existe. Além de ser é 100% reciclável, é separado de outros materiais através de um processo magnético (imãs) e consome menos água e energia para ser produzido do que qualquer outra embalagem. Cada tonelada de aço reciclado representa uma economia de 1.140 kg de minério de ferro, 154 kg de carvão e 18 kg de cal.
O que é possível reciclar?
• Metais recicláveis: Tampas; Ferragens; Latas de Aço (óleo, leite em pó, molhos); Latas de Alumínio; Canos e Tubos; Fios; Pregos e Parafusos; Panelas (sem cabo); Embalagens Descartáveis.
• Metais não-recicláveis: Clips; Grampos; Esponja de Aço; Pilhas; Latas Contaminadas com resíduos químicos (tinta, verniz, inseticidas).               1A ,  Grupo 2

 

Suntentabilidade - Desenvolvimento Sustentavel

O uso consciente dos recursos naturais é muito vantajoso para a grande maioria das empresas. Se forem sustentáveis, essas empresas ganham uma boa imagem com seus consumidores, e até mais do que isso: elas ganham maior independência do mercado externo para adquirir matéria-prima e energia.
Por vários motivos, as empresas que praticam o desenvolvimento sustentável têm a tendência de crescer evolutivamente. O primeiro motivo é a própria propaganda que está sendo cada vez mais aceita pelo público geral, como dito acima. A segunda razão se refere aos investimentos em longo prazo, Principalmente nos setores que necessitam de recursos do meio ambiente, considerados não renováveis: as empresas que trocam as tecnologias que degradam a natureza por outras mais sustentáveis percebem geralmente um bom lucro. Isto porque a mesma se torna mais independente dos preços impostos pelo mercado externo, este costuma encarecer muito os preços das matérias-primas, quando estas estão em falta no mercado. Além desses fatores, existem empresas que renovam suas tecnologias de produção de energia, de extração e de projetos sociais. Isto faz com que as mesmas cresçam continuamente.
A sustentabilidade econômica visa tanto o crescimento, ou melhor, a evolução, da empresa ou da indústria, quanto os princípios éticos sobre as questões ambientais. É muito comum que haja interferências políticas sobre o assunto. Entretanto os órgãos políticos têm muito cuidado antes de fazer uma lei sustentável, pois o prejuízo das empresas e industriais poderia atrapalhar toda a economia (aumentando a inflação, por exemplo). Quando há esse tipo de intervenção, os países devem apontar alternativas para que estas empresas gerem lucros, mas ao mesmo tempo contribuam para o desenvolvimento sustentável. Um exemplo de uma boa influência política é a criação de leis que dêem incentivos fiscais.
O desenvolvimento sustentável se interliga diretamente às áreas da economia e da ecologia sustentáveis, entretanto em longo prazo também interferem na social, mudando a qualidade de vida da população geral.   E.E João Augusto De Mello , 1a : Grupo 2

Energia geotérmica e gravitacional


- Energia geotérmica – nas camadas profundas da crosta terrestre existe um alto nível de calor. Em algumas regiões, a temperatura pode superar 5.000°C. As usinas podem utilizar este calor para acionar turbinas elétricas e gerar energia. Ainda é pouco utilizada.

- Energia gravitacional – gerada a partir do movimento das águas oceânicas nas marés. Possui um custo elevado de implantação e, por isso, é pouco utilizada. Especialistas em energia afirmam que, no futuro, esta, será uma das principais fontes de energia do planeta.


G 8 eric abner t.da rocha nº=8 numeros do grupo=14,18,13,46,44
 

Rio + 20 (Eco 92)

A preocupação com os problemas ambientais vem se intensificando a cada ano, pois é necessária uma mudança comportamental urgente para não agravar ainda mais a degradação do meio ambiente. No entanto, há algumas décadas essa temática tem sido abordada; o primeiro grande evento foi a Conferência de Estocolmo, realizada em 1972 na Suécia.

Outro grande evento para debate ambiental foi a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada entre os dias 3 e 14 de junho de 1992, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. O evento, que ficou conhecido como ECO-92 ou Rio-92, fez um balanço tanto dos problemas existentes quanto dos progressos realizados, e elaborou documentos importantes que continuam sendo referência para as discussões ambientais.

Diferentemente da Conferência de Estocolmo, a Eco-92 teve um caráter especial em razão da presença maciça de inúmeros chefes de Estado, demonstrando assim a importância da questão ambiental no início dos anos 90. Durante o evento, o presidente Fernando Collor de Mello transferiu temporariamente a capital federal para o Rio de Janeiro. As forças armadas foram convocadas para fazer uma intensa proteção da cidade, sendo responsáveis também pela segurança de todo o evento.

A ECO-92 contou também com um grande número de Organizações Não Governamentais (ONGs), que realizaram de forma paralela o Fórum Global, que aprovou a Declaração do Rio (ou Carta da Terra). Conforme esse documento, os países ricos têm maior responsabilidade na preservação do planeta.

Grupo 5: 1ºE

Rio + 20

No Brasil, foi formado o Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a Rio+20. Segundo Aron Belinky, coordenador de Processos Internacionais do Instituto Vitae Civilis, que representa o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS) na Coordenação Nacional do Comitê, o papel do grupo – atualmente formado por 14 redes – é trazer mais participantes para o debate até o ano que vem. “Nossas ações são elaboradas por meio de grupos de trabalhos. Um deles é o de formação e mobilização, que deverá levar os temas em discussão para a sociedade e cuidará da organização do evento paralelo previamente chamado de Cúpula dos Pouvos, que terá a participação da sociedade civil”, pontual.
O encontro polpular, segundo ele, deverá começar antes, por volta do dia 20 de junho de 2012. “Além de representantes do Brasil, outros do Canadá, França, Japão, e de alguns países da América Latina já estão envolvidos nestas ações”, adianta o ambientalista. “Na Cúpula dos Povos, queremos que seja garantido que a economia verde seja avaliada como um interessante indutor de sustentabilidade, desde que abranja as questões sociais, além das ambientais, e tenha sempre presente a questão da qualidade de vida dos cidadãos, além da ecoeficiência.”
                                                                             

                                                G4

Energia Renovavel

A energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, que são recursos renováveis (naturalmente reabastecidos). Em 2008, cerca de 19% do consumo mundial de energia veio de fontes renováveis, com 13% provenientes da tradicional biomassa, que é usada principalmente para aquecimento, e 3,2% a partir da hidroeletricidade. Novas energias renováveis (pequenas hidrelétricas, biomassa, eólica, solar, geotérmica e biocombustíveis) representaram outros 2,7% e este percentual está crescendo muito rapidamente. A percentagem das energias renováveis na geração de eletricidade é de cerca de 18%, com 15% da eletricidade global vindo de hidrelétricas e 3% de novas energias renováveis.


G4

Eco 92

A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), realizada entre 3 e 14 de junho de 1992 no Rio de Janeiro. O seu objetivo principal era buscar meios de conciliar o desenvolvimento sócio-econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra.


                                                                1°E   G3

Recursos Naturais

    A energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, que são recursos renováveis (naturalmente reabastecidos). Em 2008, cerca de 19% do consumo mundial de energia veio de fontes renováveis, com 13% provenientes da tradicional biomassa, que é usada principalmente para aquecimento, e 3,2% a partir da hidroeletricidade.

     Novas energias renováveis (pequenas hidrelétricas, biomassa, eólica, solar, geotérmica e biocombustíveis) representaram outros 2,7% e este percentual está crescendo muito rapidamente.[1] A percentagem das energias renováveis na geração de eletricidade é de cerca de 18%, com 15% da eletricidade global vindo de hidrelétricas e 3% de novas energias renováveis.

    A energia do Sol é convertida de várias formas para formatos conhecidos, como a biomassa (fotossíntese), a energia hidráulica (evaporação), a eólica (ventos) e a fotovoltaica, que contêm imensa quantidade de energia, e que são capazes de se regenerar por meios naturais.



G - 5

Tipos de Energia

Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renováveis ou esgotáveis. Por exemplo, a energia solar e a eólica (obtida através dos ventos) fazem parte das fontes de energia inesgotáveis. Por outro lado, os  (derivados do petróleo ) possuem uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso não haja um consumo racional. Energia hidráulica – é a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. Cerca de 40% de CO2 (dióxido de carbono) produzido no mundo é resultante da geração de energia e calor. Isto ocorre, pois o carvão mineral ainda é a principal fonte utilizada. - Um dado positivo é que, desde 2006, os investimentos globais em energias renováveis aumentaram mais de 500%.
nayara.g2

Quem se lembra da Eco 92?

                       RIO MAIS VINTE

Um dos maiores eventos realizados sobre Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas no Rio de Janeiro.
Pois é, já se passaram vinte anos e desde então o tema Sustentabilidade vem se repercutindo de forma cada vez mais preocupante porém nos conscientizando, unindo economia, preservação e meios sustentáveis com um único objetivo; renovar o compromisso político internacional, como desenvolvimento sustentável por meio da avaliação das ações implementares e desafios novos e emergentes.
O Rio+20 reunirá os maiores líderes justamente pra isto, unir tudo o que foi feito nestes últimos 20, 10 anos e  criar novas soluções 
A cada dez anos temas são escolhidos para o debate.
Segue os temas chaves da conferência:
- Economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza.
- Estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.  
A expectativa do Brasil com os temas a serem discutidos é grande e esperamos que a inclusão da sustentabilidade seja cada vez mais fortalecida e aceita entre todos. 


G - 5
NATHALIA BITENCOURT MAZALI
JADE

Fonte de energia renovavel

 Fontes de energia primárias – quando ocorrem livremente na Natureza.
Ex.: Sol, água, vento, gás natural, petróleo bruto…
Fontes de energia secundárias – quando são obtidas a partir de outras.
Ex.: electricidade, gasolina, petróleo…
 Fontes de energia renováveis são aquelas que se renovam continuamente na Natureza, sendo, por isso inesgotáveis.                                    Fontes de energia renováveis
 Energia Solar
Sistema de painéis solares fotovoltaicos
Solar Térmico
paulo grupo 1

Fontes de Energias Renováveis no Brasil

 Etanol

 Programa de etanol do Brasil começou em 1975, quando a crise do petróleo abalou a economia brasileira. Em resposta, os governantes militares do país lançaram um esforço para libertar-se do petróleo estrangeiro, que então representava quase 90% do consumo de petróleo do país, através do desenvolvimento de combustíveis inovadores. O etanol, feito de cana-de-açúcar, foi um candidato óbvio, dada quantidade quase infinita do Brasil de terras agricultáveis e de clima favorável.
A maioria dos carros em funcionamento hoje no Brasil funcionam com misturas de até 25% de etanol e fabricantes de automóveis já produzem veículos concebidos para funcionar em misturas de etanol muito mais elevadas


g6 1d

RIO MAIS 20

              O Brasil sediará a Rio+20, conferência da ONU que reunirá líderes do mundo todo para discutir meios de transformar o planeta em um lugar melhor para se viver. O evento será realizado no Rio de Janeiro, 20 anos depois da Eco92.
             Em junho, líderes dos 193 Estados que fazem parte da ONU, além de representantes de vários setores da Organização, se reunirão para discutir como podemos transformar o planeta em um lugar melhor para viver, inclusive para as futuras gerações.
A ideia da realização dessa Conferência no Brasil foi do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em 2007, fez a proposta para a ONU. E você sabe por que o evento recebeu o nome de Rio+20? Porque a reunião acontecerá no Rio de Janeiro, exatamente 20 anos depois de outra conferência internacional que tinha objetivos muito semelhantes: a Eco92, também promovida pela ONU, na capital fluminense, para debater meios possíveis de desenvolvimento sem desrespeitar o meio ambiente.
                                                       G6    1D

O que é Rio mais 20

Em junho, o Brasil sediará a Rio+20, conferência da ONU que reunirá líderes do mundo todo para discutir meios de transformar o planeta em um lugar melhor para se viver. O evento será realizado no Rio de Janeiro, 20 anos depois da Eco92.
                                                        
grupo:3

domingo, 27 de maio de 2012

Fontes de energia renováveis - Definição

Os combustíveis renováveis são combustíveis que usam como matéria-prima elementos renováveis para a natureza, como a cana-de-açúcar, utilizada para a fabricação do álcool e também de vários outros vegetais como a mamona utilizado para a fabricação do biodiesel ou outros óleos vegetais que podem ser usados diretamente em motores diesel com algumas adaptações.

1°E  G3

Hidroenergia

Energias Renováveis
Hidroenergia - É a energia cinética das massas de água dos rios, que fluem de altitudes elevadas para os mares e oceanos graças a força gravitacional. Este fluxo é alimentado em ciclo reverso graças a evaporação da água, elevação e transporte do vapor em forma de nuvens, naturalmente realizados pela radiação solar e pelos ventos. A fase se completa com a precipitação das chuvas nos locais de maior altitude. Sua utilização é bastante antiga e uma das formas mais primitiva é o monjolo e a roda dágua. A hidroenergia também pode ser vista como forma de energia potencial; volume de água armazenada nas barragens rio acima. As grandes hidroeléctricas se valem das barragens para compensar as variações sazonais do fluxo dos rios e, através do controle por comportas, permitir modulação da potência instantânea gerada nas turbinas


G - 5 nome: thiago henrique menezes dos santos n°39 1ºf
nome: rafael carlos n°32 serie:1ºf


Fontes de energia - renováveis



                           Energia Eólica


energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia gregae, portanto, pertencente ou relativo ao vento.




Conversão em energia mecânica
A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água. Os moinhos foram usados para fabricação de farinhas e ainda para drenagem de canais, sobretudo nos Países Baixos.


Conversão em energia elétrica
Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores - grandes turbinas colocadas em lugares com muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho. Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica. Precisam agrupar-se em parques eólicos, concentrações de aerogeradores, necessários para que a produção de energia se torne rentável, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão. É possível ainda a utilização de aerogeradores de baixa tensão quando se trata de requisitos limitados de energia elétrica.


Turbinas como essa podem ser postas tanto no oceano
quanto na terra-firme.
Vantagens
É uma fonte renovável, não emite gases de efeito estufa, gases poluentes e nem gera resíduos na sua operação, o que a torna uma fonte de energia de baixíssimo impacto ambiental. Os parques eólicos (ou fazendas eólicas) são compatíveis com os outros usos do terreno como a agricultura ou pecuária, já que os atuais aerogeradores têm dezenas de metros de altura. O grande potencial eólico no mundo aliado com a possibilidade de gerar energia em larga escala torna esta fonte a grande alternativa para diversificar a matriz energética do planeta e reduzir a dependência ao petróleo. Em 2011 na União européia ela já representa 6,3% da matriz energética, e no mundo mais de 3,0% de toda a energia elétrica. Finalmente, com a tendência de redução nos custo de produção de energia eólica, e com o aumento da escala de produção, deve se tornar uma das fontes de energia mais barata.



G2 // Vitor Hugo Mendes Cardozo // Nmr 39
Biogás

usina de biogás
Usina de biogás na Alemanha

Definição

Biogás é um biocombustível, pois é considerado uma fonte de energia renovável. É produzido a partir de uma mistura gasosa de dióxido de carbono com gás metano. A produção do biogás pode ocorrer naturalmente por meio da ação de bactérias em materiais orgânicos (lixo doméstico orgânico, resíduos industriais de origem vegetal, esterco de animal).
O biogás também pode ser produzido de forma artificial. Para tanto, utiliza-se um equipamento chamado biodigestor anaeróbico. Este equipamento é uma espécie de reator químico que produz reações químicas de origem biológica.
O biogás pode ser usado em substituição à gases de origem mineral como, por exemplo, o GLP (conhecido popularmente como gás de cozinha) e o gás natural.
O biogás pode também ser utilizado para a produção de energia elétrica. Para tanto, é necessário a utilização de geradores elétricos específicos.

Fonte de energia renovável


Energia Solar

              A energia solar é aquela energia obtida pela luz do Sol, pode ser captada com painéis solares. A cada ano a radiação solar trazida para a terra leva energia equivalente a vários milhares de vezes a quantidade de energia consumida pela humanidade.Através de coletores solares, a energia solar pode ser transformada em energia térmica, e usando painéis fotovoltaicos a energia luminosa pode ser convertida em energia elétrica.
              Há dois componentes na radiação solar: radiação direta e radiação difusa. A radiação direta é a que vem diretamente do sol, sem reflexões ou refrações intermediárias. A radiação difusa é emitida pelo céu durante o dia, graças aos muitos fenômenos de reflexão e refração da atmosfera solar, nas nuvens, e os restantes elementos do atmosférico e terrestre. A radiação refletida direta pode ser concentrada e de utilização, embora não seja possível concentrar dispersa a luz que vem de todas as direções. No entanto, tanto a radiação direta quanto a radiação difusa são utilizáveis.

Joao Victor Masalskas Grupo G2

 

sábado, 26 de maio de 2012

Desvantagens na Reciclagem !

Lixão : Contamina a água , o ar , o solo , pois a decomposição do lixo produz gases e favorece a proliferação de insetos e ratos.
Aterro Sanitário :Curta a vida e poderá  receber resíduos perigosos. Os materiais  recicláveis não são aproveitados.
Incinerador: Sistema caro e que necessita constante manutenção ; nas suas cinzas podem estar concentradas substâncias tóxicas.
Usina de Compostagem : Técnicas incorretas podem causar transtornos às áreas vizinhas, como mau cheiro e proliferação  de insetos ratos.

G1 : 03,06, 21,29,

A importância da sustentabilidade

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
A  adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.
Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano está destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. 
Desenvolvimento sustentável significa conseguir obter o necessário desenvolvimento econômico , garantindo o equilíbrio ecológico.

G1 

RECICLAGEM

Kamila Leal , 1D
                                    

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.

Importância e vantangens da reciclagem 
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem , que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
G-4

Sustentabilidade

KAMILA LEAL, 1D


   Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. 
   Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. 
    A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
G 4

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Planeta Terra pede Socorro!!!!


Quem lê um jornal, frequentemente se depara com notícias do tipo: o planeta Terra está aquecendo, as geleiras estão derretendo, os rios contaminados matam peixes e intoxicam a população local, o buraco na camada de ozônio e os gases do efeito estufa preocupam os cientistas.
Essas e outras notícias, de tão exaustivamente batidas, acabam passando como qualquer outra, mas a questão é: até quando vamos ignorar um pedido de socorro do nosso planeta? Será que teremos que esperar a água de nossas casas acabar ou o calor se tornar insuportável?

Devemos aguardar que as consequências batam a nossa porta de forma irreversivel para só então percebermos o quanto fomos inconsequentes e irresponsáveis com o patrimônio natural que nos foi presenteado?Infelizmente, nós seres humanos, de uma forma geral, nos consideramos superiores a tudo e a todos que habitam o planeta. Essa pretenção de superioridade não nos permite enxergar que somos tão dependentes da saúde do ambiente quanto um peixe é do oxigênio contido na água. A tendência à superioridade, somada à ganância incondicional, nos tornaram as maiores ameaças à vida no planeta. Além de destruir a grande biodiversidade do planeta, seremos vítimas de nossos próprios erros e vamos sofrer fortemente as consequências. A falta de conscientização e respeito do ser humano contribui para a degradação ambiental acelerada. O desperdício e mal uso dos recursos naturais, o errado descarte de lixo e outros resíduos, o aumento de gases emitidos para a atmosfera e o desmatamento descontrolado são apenas alguns exemplos de desenvolvimento insustentável.

Tempo que seu lixo leva para se degrada

Vidro até 1 milhão de anos
Linha de nylon 600 anos
Frauda descartável 450 anos
Garrafa de plástico 450 anos
Lata de alumínio 200 anos
Plástico 100 anos
Metal 100 anos
Isopor 80 ano
Copo de plástico 50 anos
Saco plástico 35 anos
Corda 30 anos
Madeira pintada 3 anos
Filtro de cigarro 5 anos
Chiclete 5 anos
Papel 3 a 6 meses

Grupo (3) 

5R’s da Sustentabilidade do ISC

1.      Refletir – antes de comprar ou pedir alguma coisa, deveríamos refletir se realmente precisamos dele. O consumo excessivo e o consumismo lideram as causas da degradação ambiental e social.
2.     Recusar – recusar materiais desnecessários que não sejam biodegradáveis, como sacolas e copos de plásticos.
3.     Reutilizar – pensar sobre as coisas que você pode reutilizar: envelopes velhos, jornais, sacolas plásticas, etc. Doar ou vender objetos pessoais como vestuário, móveis e brinquedos. A reutilização de itens reduz o número de coisas novas que você precisa comprar e, portanto, reduz a quantidade de resíduos que se produz.
4.     Reduzir – reduzir o lixo e o consumo de energia.
5.     Reciclar - reciclagem envolve a transformação de materiais usados, indesejados em novos produtos para evitar o desperdício de materiais potencialmente úteis.   Apesar das estratégias utilizadas para reciclagem não serem o caminho ideal para a sustentabilidade e a redução das emissões de CO2, elas fazem sentido no que diz respeito à conservação dos recursos naturais escassos.  
Pense nisso: quanto mais refletimos e recusamos , menos precisaremos reutilizar, reduzir e reciclar. Sustentabilidade não deveria limitar-se aos 5 R’s, mas deveria adaptar-se constantemente ao nosso ambiente em constante mudança. Isto exige que sejamos criativos e busquemos explorar vários caminhos sustentáveis para encontrar os que nos permitam viver sem prejudicar o nosso futuro.
Grupo:3

quarta-feira, 23 de maio de 2012

criação de sociedades sustentáveis

Prefeitura de Bogotá/Divulgação / O sistema de transporte de Bogotá, capital da Colômbia, é exemplo de reestruturação em busca da sustentabilidade urbana.
Em 2008, pela primeira vez na história, o número de pessoas vivendo em cidades superou o número de pessoas que vivem no campo. E, de acordo com o Programa de Cidades do Pacto Global da ONU, são as cidades que têm o maior potencial de influência na criação de sociedades sustentáveis. Entretanto, a construção ou reestruturação destes espaços são um desafio e parecem tomar direções opostas ao da sustentabilidade.

Mas o que é uma cidade sustentável? Pode-se dizer que são aquelas que atingem um equilíbrio de forma sistêmica nos âmbitos social, econômico, político e ambiental. Segundo a Rede de Cidades Sustentáveis, uma cidade sustentável se caracteriza por boas ações nas áreas de governança, consumo sustentável, ação local para saúde, melhor mobilidade e menos tráfego, economia dinâmica e sustentável, educação para sustentabilidade, cultura para sustentabilidade, planejamento e desenho urbano, gestão local para sustentabilidade, equidade, justiça social e cultura de paz, e bens naturais comuns.
Nesse sentido, um exemplo de superação vem de um país latino-americano. A metrópole Bogotá, capital da Colômbia, vem apresentando mudanças significativase resultantes de uma rede de ações bem estruturadas, desenvolvidas de forma integrada pelo poder público, privado e a sociedade civil.
A título de exemplo, para combater a violência, o orçamento para segurança pública dobrou, foram fixadas metas jurídicas claras de combate ao crime, com punições severas para a corrupção na polícia. E a partir de 1998, a reforma de Bogotá se intensificou: Um milhão de metros quadrados foram disponibilizados para novas praças e áreas de lazer. A prefeitura também investiu consideravelmente em transportes coletivos eficientes, implantando o “Transmilênio”, um sistema de corredores de ônibus capaz de diminuir o trânsito e reduzir a emissão de poluentes. As calçadas foram ampliadas e atualmente a cidade conta com mais de 330 quilômetros de ciclovias, uma das mais extensas do mundo.
G - 6
nome:eric n°8 numeros do grupo:14,18,13,46,44
 
A reciclagem
A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.
                                           
G - 2 Natalia Kenia Ferrera / Naiara Lana / Marcio / Patricia